Inúbia Paulista, sexta-feira, 12 de agosto de 2022 Telefone (18) 3556-9900

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Abril de 2019

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE REALIZA INSPEÇÃO DE FUMAÇA PRETA

INSPEÇÃO DE FUMAÇA PRETA NA FROTA A DIESEL É FEITA ANUALMENTE

No dia 10 de abril o departamento de meio ambiente através da Diretora Larissa realizou nos automóveis à diesel o teste de opacidade, que é feito anualmente para detectar se o automével está emitindo fumaça preta no ar.

O teste é feito pela Escala de Ringelmann que é uma lâmina de papel circular dividida em cinco partes, cada uma com uma tonalidade de cinza, progressivamente mais escuras (padrões). Ao aproximar esta lâmina da fumaça emitida pelo veículo, deve-se comparar sua cor com 1 das suas 5 tonalidades, e assim determinar o seu padrão.

A fumaça emitida por um veículo ou equipamento é o resultado da combustão do combustível no motor, ou seja, da reação do combustível com o oxigênio. Quando esta queima é completa, formam-se gás carbônico e água, que sairão pelo escapamento em forma de fumaça incolor.

Porém, quando há pouca entrada de oxigênio no motor, a combustão se torna incompleta, há perda de rendimento e formam-se monóxido de carbono (extremamente tóxico) ou carbono puro (fuligem), que acaba por escurecer a fumaça do veículo.

Resumindo, a fumaça preta é sinal de que o veículo ou equipamento está com problemas.

O resultado foi positivo, a frota municipal abastecida por diesel se encontra satisfatória para o meio ambeinte.

Portal atualizado em: 12/08/2022 16:01:40